Padrão da raça

Cavalier King Charles Spaniel

Conforme CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA:

Grupo 9: Cães de Companhia

Seção 7:  Spaniels Ingleses

Padrão FCI Nº.: 136 – 06 de abril de 1998.

País de origem: Grã-Bretanha

Nome no país de origem: Cavalier King Charles Spaniel

Utilização:  Companhia

Sem prova de trabalho

Aparência Geral

Ativo, gracioso, bem proporcionado e de expressão doce.

Impetuoso, afetuoso, amigável, não agressivo. É um cão alegre que combina a elegância da realeza.

A aparência natural, sem trimming ou outras alterações artificiais são essenciais para a raça.

Cabeça:

Proporcional ao tamanho do cão, sem aparentar ser muito grande ou muito pequena com relação ao corpo.

O crânio é quase plano entre as orelhas que possuem alta inserção na cabeça.

Região Facial:

A trufa é preta, bem desenvolvida e sem manchas.

O focinho tem comprimento de aproximadamente 3,8cm da base do stop à base da trufa. A face abaixo dos olhos deve ser bem preenchida. Os lábios são desenvolvidos porém sem serem pendentes.

Maxilares / Dentes: maxilares fortes com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura.

Olhos: grandes, escuros e redondos sem serem proeminentes; inseridos bem afastados.

Orelhas: longas, de inserção alta, com franjas em abundância.

A expressão é doce e gentil

Corpo:

Pescoço com comprimento médio e ligeiramente arqueado.

Dorso nivelado e lombo curto.

Cauda:

De comprimento proporcional ao corpo; boa inserção; portada alta, porém nunca muito acima da linha do dorso.

Parte Anterior

Peito médio e costelas bem arqueadas.

Membros anteriores retos e de ossatura média.

Ombros bem inclinados para trás.

Patas dianteiras

Patas compactas, com boas almofadas e bem franjadas.

Parte posterior

Jarretes sem tendência aos jarretes de vaca ou em foice.

Membros posteriores de ossatura média.

Movimentação:

Livre e elegante em ação, com muita propulsão nos posteriores. Anteriores e posteriores movem-se paralelamente quando vistos pela frente ou por trás.

Pelagem

Pelo longo, sedoso, sem cachos sendo permitido uma ligeira ondulação. Franjas abundantes. Os exemplares deverão apresentar-se livres de trimming.

Cores:

Blenheim:

Marcas castanho vivo, bem distribuídas sobre o fundo branco pérola. Como um ideal desejável, as marcas devem se dividir de maneira igual na cabeça, deixando um lugar entre as orelhas para uma mancha em forma de losango muito apreciada “blenheim spot”.

Tricolor:

Preto e branco, bem distribuídos com marcações em castanho acima dos olhos, nas faces, na face interna das orelhas, parte interna dos membros e sob a cauda.

Black & Tan:

Preto com marcações em castanho acima dos olhos, nas faces, face interna das orelhas, no peito, nos membros e sob a cauda. A cor castanho deve ser brilhante. Marcas brancas são indesejáveis.

Rubi:

Unicolor em vermelho intenso. Marcas brancas são indesejáveis.

Peso

Varia entre 5,4 a 8 kg. É desejado um cão pequeno e bem balanceado dentro desta faixa.

Faltas desqualificáveis:

Agressividade ou timidez excessiva.

Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.

Cavalier em exposição:

Em exposições os cavaliers devem ser guiados com o mínimo de manipulação possível. Cavaliers não ficam como estátuas pois possuem natureza curiosa e alerta, por isso handlers e criadores não se ajoelham para posicionar o cão (stacking), sendo permitido apenas o self-stack. Não se faz trimming em cavaliers, sendo cães para serem apresentados naturalmente.

• The Cavalier King Charles Spaniel – BRUCE FIELD 1988
  • The Cavalier King Charles Spaniel Breed Guide – AMERICAN CAVALIER KING CHARLES SPANIEL CLUB, INC. 2011
  • Padrão Oficial da Raça Cavalier King Charles Spaniel – CBKC 2009
  • FCI breed standard, 12.01.2009/EN
  • Fotos: Laura Davis, Rosemary Eustace, Dorota Bialek , Pascavale Kennel, Angels Pride Kennel, Maibee Kennel , Von Paulinenhof Kennel
Estamos à disposição para informações

Entre em contato!

Envie um email para

contato@clubedocavalier.com.br

ou deixe uma mensagem no formulário abaixo:

Thanks to Laura Davies for these lovely pictures!