História da raça

Cavalier King Charles Spaniel

O Cavalier King Charles Spaniel de hoje é descendente direto dos pequenos Toy Spaniels, vistos em muitas das pinturas dos séculos XVI, XVII e XVIII. Os Toy Spaniels eram bastante comuns durante a época Tudor (1485-1603) na Inglaterra. Durante a época dos Stuarts (1603-1714) recebeu o nome de King Charles Spaniel. O nome surgiu porque o Rei Charles II sempre estava acompanhado de seus spaniels. O Rei amava tanto os seus spaniels que criou um decreto permitindo a entrada de cães em todos os locais públicos, incluindo o parlamento! Lei essa que continua válida na Inglaterra até os dias de hoje.

Os cães de colo naquela época, além de fieis companheiros, eram utilizados para aquecer o colo e os pés das senhoras da sociedade e também como um “atrativo” para as pulgas e piolhos do ambiente e dos donos, o que era comum naquele tempo.

Com a chegada da corte holandesa de William III na Inglaterra, o Toy Spaniel foi substituído pelo Pug e durante esse período não se ouviu muito sobre os Toy Spaniels.

De volta nos séculos XVIII e XIX, os Toy Spaniels eram criados no Palácio de Blenheim pelos duques de Marlborough e eram muito conhecidos por suas qualidades esportivas e como cão de companhia. Do Palácio de Blenheim vem o nome da cor castanho avermelhado e branca do Cavalier, como eram os cães ali criados.

Naquela época não havia exposição de cães, e portando, também não havia um padrão e tamanho definidos.  Como os meios de transporte naquele tempo eram limitados, os acasalamentos eram feitos sem critérios definidos.

Na época do reinado da Rainha Vitória (1837-1876), os proprietários de Toy Spaniel começaram a selecionar entre os Toy Spaniels, cães de cara pequena e focinho curto e plano, com orelhas baixas e compridas e cabeça arredondada, o King Charles Spaniel “moderno”. Que entrou em moda na época e quase extinguiu os Toy Spaniels vistos nos quadros dos séculos anteriores. O King Charles Spaniel moderno ainda é criado atualmente e é também conhecido como Toy Spaniel Inglês.

Foi quando Roswell Eldridge, um americano amante dos Toy Spaniels, foi até a Inglaterra e ficou tristemente surpreso ao descobrir que restavam apenas os cães de focinho pequeno e achatado. Ele então incentivou a volta do Toy Spaniel oferecendo uma premiação em dinheiro para o macho e a fêmea de padrão mais semelhante a vista na época do Rei Charles II.

Ninguém entre os criadores do King Charles levou este desafio muito a sério, já que eles tinham trabalhado duro durante anos para acabar com o focinho longo. Gradualmente, com os grandes prêmios chegando ao fim, apenas as pessoas realmente interessadas continuaram a experiência de criação. Ao final de cinco anos pouco havia sido alcançado, e no Kennel Club Inglês a opinião era de que os cães encontrados não eram em número suficiente, nem de um único tipo, para merecer um registo de raça separada dos Charlies.

Em 1928, um cão de propriedade da Sra. Mostyn Walker, Ann’s Son, foi agraciado com o prêmio (Infelizmente Roswell Eldridge morreu em 1928 aos 70 anos, apenas um mês antes de Crufts, então ele nunca viu o resultado de seu desafio). Nesse mesmo ano foi fundado um clube da raça e o nome Cavalier King Charles Spaniel foi escolhido. Era muito importante que a associação com o nome King Charles Spaniel fosse mantida já que a maioria dos criadores do tipo “original” obtinham suas matrizes por meio dos cães “descartados” de rosto longo dos canis de variedade rosto curto.

Os pioneiros foram muitas vezes acusados de usar cruzamentos com outras raças para obter os rostos mais longos, mas isso não era verdade, o cruzamento com outras raças não era recomendado pelo Clube.

Na primeira reunião do Clube, realizada no segundo dia do Crufts (maior exposição da Inglaterra de cães de todas as raças) em 1928, o padrão da raça foi redigido. O cão Ann’s Son foi exibido como o exemplo vivo. Os membros do clube levaram muitas reproduções de imagens dos séculos XVI, XVII e XVIII para comparação. Ainda assim o reconhecimento da raça pelo Kennel Club Inglês ainda foi lento. Mas aos poucos as pessoas foram conhecendo o movimento de criadores em direção ao “velho tipo” do King Charles Spaniel e que vinha para ficar.

Em 1945, foi concedido o primeiro registro e também certificados de premiação, dados à alguns cães, em competições, reconhecendo o Cavalier King Charles Spaniel como raça.

Fonte: Cavalier King Charles Spaniels in the United States. Founded in 1954.

Estamos à disposição para informações

Entre em contato!

Envie um email para

contato@clubedocavalier.com.br

ou deixe uma mensagem no formulário abaixo:

Thanks to Laura Davies for these lovely pictures!